DESCUBRA O SHAMPOO CERTO PARA O SEU CABELO
Cada caso, um caso
É sempre bom ter um shampoo diário de qualidade, porque na maioria das vezes é indicado intercalá-lo com shampoos de tratamentos mais específicos. Mas mesmo entre os shampoos diários, há um certo para o seu tipo de cabelo, e a gente vai te ajudar a escolher.
Shampoos de uso diário
Para cabelos normais: são normalmente produtos mais “gentis” com o couro cabeludo e os fios, já que não tiram os óleos naturais (e necessários!) do cabelo. Nossas dicas são o shampoo Tea Tree Special, da Paul Mitchell, e o Keune Daily Use, que hidratam o cabelo evitando o ressecamento. Na maioria das vezes, esse tipo coringa de shampoo é uma boa pedida para equilibrar o efeito de shampoos diários para outros tipos de cabelo.
Para cabelos oleosos: se o seu cabelo pede pelo menos dois banhos por dia ou a coisa fica feia, então provavelmente você tem cabelos oleosos. Com os shampoos certos, essa situação pode ser tratada. Os shampoos para cabelos oleosos normalmente contêm solventes projetados para remover o máximo de óleo possível. Mesmo sendo indicados para uso diário, é uma boa ideia trocá-los por shampoos para cabelos normais pelo menos uma vez por semana, para evitar que o cabelo fique muito seco e manter o equilíbrio dos óleos naturais do cabelo. Por aqui, temos bons shampoos anti-oleosidade. Experimente o Deep Cleansing, da [3D]Mension, ou o Paul Mitchell Two.
Para cabelos grisalhos: os cabelos grisalhos podem ficar amarelados com o tempo, pois tendem a absorver certas substâncias químicas e minerais presentes na água que acabam dando um efeito de “oxidação” nos fios. Para isso, são indicados shampoos de base violeta, já que a cor roxa neutraliza esses pigmentos amarelados, anulando-os e deixando os fios mais brilhantes.Também é uma boa ideia trocá-los por um shampoo para cabelos normais duas vezes por semana, para evitar que o cabelo fique com um tom azulado. Uma boa opção é o Keune Silver Reflex.
Para cabelos ressecados: são especificamente formulados para adicionar umidade ao cabelo e couro cabeludo, hidratando profundamente os dios. Vale lembrar que, quando usados em cabelos normais, pode deixar os fios pesado demais. O Moisture Kick, da Bonacure, possui uma molécula que controla a quantidade de água na fibra capilar, deixando o cabelo hidratado na medida certa e evitando esse efeito de “fios pesados”.
Para cabelos finos ou sem volume: imagine que a cutícula, a camada externa do fio de cabelo, é parecida com uma escama de peixe quando é vista sob zoom microscópico. Esses shampoos, além de aumentar a quantidade de água retida nos fios, tem a propriedade de levantar cada uma dessas “escamas”, que normalmente ficam deitadas, deixando o cabelo mais espesso. Nessa condição os fios ficam mais vulneráveis, então é sempre bom usar um bom condicionador depois da lavagem. Se seu cabelo é fino demais, experimente o Tea Tree Lemon Sage Thickening da Paul Mitchell e nos diga o que achou.
Anti-queda: mesmo sendo shampoos de tratamento, os anti-queda normalmente podem ser usados diariamente. São shampoos que estimulam as raízes do cabelo e ajudam no espessamento dos fios, aumentando a densidade capilar. Em algumas linhas, são acompanhadas de loções anti-queda, que não são de uso diário e potencializam o tratamento. No kit anti-queda da [3D]Mension, é possível comprar a loção e o shampoo com desconto.
Quer saber mais sobre queda de cabelo? Temos uma seção específica no Guia explicando tudo que você precisa saber.
Shampoos de uso específico
Anti-resíduos: São shampoos com um intenso poder de limpeza dos fios. Não são indicados para uso diário pois podem ressecar demais o cabelo, mas podem ser usados com frequência variada. Se você usa muitos produtos modeladores, principalmente ceras, é uma boa ideia usá-lo uma ou duas vezes por semana para remover os resíduos que os produtos de finalização deixam nos fios e no couro cabeludo. Se não é esse o seu caso, usar um shampoo anti-resíduos uma vez por mês já garante uma bem-vinda sensação de cabelo limpo! Recomendamos o Paul Mitchell Three.
Comentários